07 dicas para montar a sala de estar

07 dicas para montar a sala de estar.

07 dicas para montar a sala de estar

Como montar uma sala de estar confortável, aconchegante, linda e cheia de personalidade?

A sala atual, principalmente em imóveis menores, atende a vários usos: Receber amigos, relaxar, ver TV, brincar com as crianças ... É preciso combinar beleza, conforto e praticidade em um mesmo ambiente.

A sala precisa ter vida! Nada de criar um espaço intocado, só usado para receber amigos eventuais. Lembre-se, sua casa é seu templo sagrado. É lá onde você vai relaxar, ser você mesmo. E por isso você deve aproveitar todas as potencialidades do lugar.

1 - Defina um estilo

Reforma apto Graça

Contemporâneo, clássico, rústico, romântico, industrial ... escolha um estilo que combine mais com o seu jeito. Observe os seus gostos, seu modo de vestir, de sentir sua casa. Talvez você não se encaixe em um estilo padrão, ainda assim, deve haver um elemento ou outro de um estilo determinado, que irá chamar sua atenção. Você  também pode criar um mix. Escolha um determinante e insira elementos de outros estilos, criando uma mistura bem bacana.

2 - Cuidado na escolha dos estofados

Reforma residência Piatã

Comece pelo sofá. Dê preferência a um modelo atemporal, de linhas retas. O ideal é escolher um tecido liso, de cor neutra, deixando uma composição de estampas para peças menores, como poltronas e complementos como tapetes e almofadas.

Tenha em mente o espaço disponível para o sofá na sua sala. Considere a largura e a profundidade do sofá, para que ele não comprometa a circulação em relação a outras peças de mobiliário, como mesa de centro, rack de TV, poltrona etc.

Dê preferência aos modelos expostos na loja, para que você possa experimentar. Nem sempre aquele sofá lindo do catálogo é o mais confortável.

Reforma apto Corredor da Vitória

Conforto é condição fundamental para um bom sofá e é importante experimentar para saber se esse modelo atende ao seu tipo físico, se é muito baixo ou muito profundo ... A função também é importante. Se for um sofá para atender apenas ao estar, onde você receberá suas visitas, escolha um modelo que apoie bem sua coluna. Se for um sofá para assistir também à TV, opte por um modelo com possibilidade de maior conforto, como assentos retráteis e encostos inclináveis.

Para não ter neuras, invista em estofados resistentes e de boa qualidade. Faça uso de capas de proteção para uso diário. O ideal é encomendar uma capa sob medida com um bom estofador. As capas de brim peletizadas são macias, confortáveis ​​e de fácil manutenção. Você mesmo pode lavar na máquina de lavar roupas da sua casa. Outra dica é impermeabilizar os tecidos dos estofados.

Reforma apto Caminho das Árvores

Tenha cuidado em preservar os espaços de circulação. O tamanho do rack da TV, assim como o sofá, deve ser proporcional a parede onde será instalada a TV. O ideal é que a TV fique centralizada com o sofá, a uma distância compatível com o tamanho da tela para não criar desconforto visual.

3 - Escolha uma paleta de cores

Imagens Pinterest

As cores podem influenciar sentimentos e sensações. Ambientes pequenos, por exemplo, pedem cores claras que criem sensação de amplitude.

Para escolher as cores da sua decoração, você pode partir do zero ou usar algum objeto, quadro, tecido... que você já tem e quer manter, como ponto de partida.

Imagens Pinterest

Usando o círculo cromático como referência, pode-se pensar em uma paleta de cores contrastantes ou opostas, criando equilíbrio entre cores quentes e frias ou optar por uso de cores análogas, criando degradês.

Tecidos da AD Designs

A partir de uma base neutra (bege, cinza, branco, fendi), escolha duas ou mais cores e crie sua composição.

Para os tecidos, pode apostar em estampas e cores vibrantes para uma poltrona que você queira destacar. Essas cores podem se repetir nas almofadas, que farão composição com o seu sofá de cor neutra.

4 - Aposte em móveis de apoios diferenciados

Reforma apto Graça

Mesinhas laterais diferentes para cada lado do sofá, ficam um charme! Você pode usar formas e materiais diferentes.

Reforma apto Horto

Para as poltronas vale investir na ousadia. Peças de design, materiais diferenciados, estampas chamativas, são ótimas para destacar a decoração.

5 - Valorize com o tapete certo

Reforma apto Horto 

Esse é um item que deve ser escolhido depois de definido o mobiliário, pois são os móveis que vão determinar o tamanho e formato do tapete. O estar pede tapete grande, que deve ser maior do que o sofá, no mínimo 15 cm para cada lado e deve também "entrar" 20 cm por baixo do sofá. A base pode ser neutra, de cor única ou com estampas, listras, figuras geométricas...Ele deve agregar valor à decoração, seja criando sensação de aconchego, requinte ou até mesmo descontração. Equilíbrio é a palavra-chave. Se sua base é neutra, então vale apostar em um tapete mais chamativo, mas ele deve ter cores que remetam as usadas na decoração.

6 - Posicione os quadros de forma correta

Reforma residência Piatã

Quadro fixado na parede muito baixo ou muito alto, pode desequilibrar toda sua composição. Uma regra básica é fixar o quadro de forma que o seu olhar fique no centro do quadro. Claro que alguns critérios devem ser observados, como a medida do pé direito de sua sala, por exemplo. Se você é mais tradicional e prefere apenas um quadro sobre o sofá, fique atento(a) para que a largura do quadro seja compatível com a largura do sofá. As cores devem ter harmonia com os complementos de decoração, como tapete e almofadas e a moldura também deve seguir o estilo proposto na decoração.

Reforma apto Graça

Você pode dispor vários quadros em uma composição. Observe que a linha do olhar é determinada por uma linha horizontal imaginária e a partir daí, os quadros são arrumados de acordo com os tamanhos, equilibrando cores e formas. Vale misturar estilos de pinturas, gravuras, desenhos, fotografias...Quanto mais variado for, mais rica será sua composição.

Reforma apto Graça

A calha é outra forma de dispor os quadros na parede. Aqui, os quadros ficam apoiados e podem ficam sobrepostos, o que dá um charme a mais na composição.

Reforma apto Graça

Se sua parede já tem um revestimento diferenciado e você quer colocar dois ou mais quadros, opte por colocá-los alinhados lado a lado.

7 - Decore com personalidade

Reforma apto Ondina

Nada pior do que aquela sala decorada com cara de showroom de loja, com todos os objetos comprados em um só lugar. A sala deve ter personalidade, seus objetos devem contar histórias. Coleções, livros, lembranças de viagens, heranças de famílias, criam memórias afetivas que deixam a sala única e aconchegante.

Reforma apto Graça

Crie cantinhos especiais para seus objetos mais queridos. A decoração também deve ter um toque de funcionalidade. Faça uso de caixas decoradas para guardar objetos, contas, chaves e tudo mais que precise ficar à mão.

Projeto residência Villas do Jacuípe

Flores e plantas humanizam, trazem frescor e energia positiva para sua sala, além de combinar com qualquer estilo.

Reforma apto Graça

O bom de ter uma base neutra, é poder brincar com cores e estampas na hora de compor as almofadas e complementos de decoração.

Sem dúvida, almofadas além de remeter ao conforto e aconchego, dão um toque especial à decoração. A composição com mistura de cores, texturas e padrões diferentes, aqui representada pelas almofadas da Têxtil, valorizou o estofado.

Essas são apenas algumas dicas básicas. O mais importante é imprimir personalidade a sua sala. Lembre-se: Sua casa, seu mundo! Se precisar de uma ajudinha, conte com a gente para criar uma sala bacana, confortável, funcional, que reflita o seu jeito de ser e o da sua família.

Conheça outros conteúdos no nosso blog e saiba mais do universo de reformas e construções.

A Bernal Projetos foi criada pelos arquitetos Maristela e Gilson Bernal. Visite nosso site com depoimentos de clientes e imagens do antes e depois de obras executadas.

Para saber mais ou solicitar visita e orçamento para projeto e obra, entre em contato.

Bernal Projetos| Maristela e Gilson Bernal
(71) 3372-8221 / (71) 99977-4307 / (71) 99609-1392
[email protected]
www.bernalprojetos.com.br

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Facebook     Instagram     Pinterest    Homify