Comprar X Reformar

Comprar um apto novo ou reformar? Qual melhor opção? Veja nossas dicas.

Comprar X Reformar

Será que está na hora de comprar um imóvel novo? Ou investir em uma reforma é a solução para voltar a amar sua casa?

No melhor estilo "Ame-a ou Deixa-a" , o primeiro passo para ajudar na decisão é fazer duas listas de desejos: A primeira deve conter todos os itens que uma casa nova precisa ter para atender todas as necessidades da família e a segunda, os itens que precisam ser mudados na casa atual para que vocês, voltem a amá-la.

Comprar

Antes de tudo, é preciso avaliar o momento do setor imobiliário. Se o mercado está favorável para a compra e também para a venda (Se depende da venda do seu antigo, para a compra do novo).

Se o momento lhe é favorável, então, com a lista de desejos em mãos, com ajuda de um profissional do ramo imobiliário, comece a procurar o imóvel dos seus sonhos!

Projeto ambientação apto novo - Sala - Caminho das Árvores

A localização é muito importante.  É preciso avaliar as distâncias para o trabalho e escola, tempo de permanência no trânsito e o impacto que essa mudança vai causar na sua qualidade de vida e da sua família.

Outro item é a proximidade com estabelecimentos comerciais e de serviços. Conheço pessoas que se mudaram para o condomínio dos sonhos, mas não se adaptaram com a distância dos grandes centros comerciais, e preferiram fazer o caminho de volta.

Verifique as características do entorno. Se o acesso é fácil e seguro, se há barulho com fluxo constante de trânsito, se há proximidade de comércio, escolas e serviços, se tem transporte fácil.

Projeto ambientação apto novo - Varanda - Caminho das Árvores

Para o empreendimento recém entregue, não avalie apenas a área de lazer oferecida pelo condomínio. Muitos se empolgam com itens como piscina, salão de festas, academia... e esquecem de avaliar o espaço onde vão ficar na maior parte do tempo: Seu apartamento. Considerando que os imóveis novos são cada vez mais enxutos, essa avaliação é muito importante. Observe o tamanho dos cômodos. Se cabem seus móveis e eletrodomésticos ou os que você pretende adquirir.

Projeto ambientação apto novo - Banheiro social - Jaguaribe

Verifique também o sistema construtivo. Se as paredes forem estruturais, não será permitido demolir paredes para ampliar ambientes, por exemplo. Fique atento também para a ventilação, posicionamento do sol e outros itens como sistema de fornecimento de gás, posicionamento de vagas na garagem... Até mesmo as dimensões do elevador de serviço é importante avaliar. Dependendo do elevador, muitos itens da mudança, precisam ser transportados pela escada. Imagina isso, se seu novo imóvel for nas alturas? E ainda assim, tem prédios que possuem escadas estreitas e muitos móveis precisam ser içados pelo lado externo.

Na dúvida, entre dois ou mais imóveis, contrate uma consultoria de um arquiteto. Com o olhar espacial mais apurado, o profissional vai lhe orientar quanto as potencialidades de cada opção e lhe ajudará a tomar a melhor decisão, de acordo com as suas necessidades.

Projeto ambientação apto novo - Varanda gourmet - Caminho das Árvores

Lembre que apesar de novinho, sua casa nova pode precisar de adaptações. Muitas construtoras entregam os imóveis com acabamentos básicos e é cada vez mais comum as pessoas optarem por reformá-los antes da mudança. Reserve um dinheirinho para pequenas reformas ou para dar uma personalizada no imóvel e deixá-lo com o seu jeito.

the-best--3--4

Reformar

Muitas pessoas não suportam nem ouvir falar em reforma. Mas, com escolhas certas e alguns cuidados vale muito à pena! Principalmente se você e sua família estão adaptados ao lugar e se foram construídas memorias afetivas importantes.

Reforma residência - Cozinha com copa aberta - Piatã

Inicialmente, é verificar a sua lista de desejos e contratar seu projeto. Com o projeto definido é possível levantar orçamentos de materiais e mão de obra e assim, planejar o custo e a dimensão da reforma. Feito isso, avalie o impacto que a reforma vai causar na sua rotina. O ideal é optar por se mudar durante o período da obra. A permanência no imóvel, pode ser muito estressante e não vale à pena economizar, não optando pela mudança temporária.

Banner-copa

Reforma, requer mudanças nos itens vistos: paredes, pisos, forro etc e nos itens não vistos também: instalações elétricas e hidráulicas. Imóveis com mais de 20 anos, precisam dessas avaliações, principalmente se os eletrodomésticos serão ampliados. É preciso redimensionar ou mesmo ampliar o quadro elétrico para atender as novas cargas.

Reforma residência - Cozinha - Morro do Gato

Verifique também se há danos na estrutura, se ao remover o piso, será necessário refazer o contrapiso, veja a situação das esquadrias (janelas), portas internas e externas, ferragens, etc. Avalie se o investimento vale à pena. Na dúvida, contrate uma consulta de um engenheiro ou arquiteto antes de resolver se pretende ou não enfrentar todos os desafios.

the-best--1--1

Outro ponto importante é o estado de conservação do seu edifício e das áreas comuns. Lembre-se que com a reforma, você está agregando valor ao seu imóvel e é importante que o seu condomínio esteja a altura do seu investimento. Verifique o estado da entrada social e as áreas de lazer. Importante observar também, guarita e sistemas de segurança.

Reforma academia residencial - Graça
Reforma hall social - Residencial - Graça
Reforma portaria residencial - Lauro de Freitas

Não tenha medo! Se você chegou a conclusão que é feliz no seu bairro, que seu imóvel é viável e reformar é a melhor opção, então mãos a obra! Você vai se surpreender com as potencialidades que um imóvel antigo pode oferecer.

the-best--2-

Espero que nossas dicas tenham lhe ajudado a decidir se vai amá-la ou deixá-la!

Para maiores informações sobre projetos de reforma ou construção, entre em contato. Teremos prazer em atende-lo(a).

-DSC01307-8


Conheça a Bernal Projetos.

Bernal

Bernal Projetos| Maristela e Gilson Bernal
(71) 3372-8221 / (71) 99977-4307 / (71) 99609-1392
[email protected]
www.bernalprojetos.com.br

Conheça também nossa página nas redes sociais:

Face
Insta
pinterest-logo---Copia-5
90x32_black