Diferença entre decorar e reformar

As diferenças entre projeto de reforma e de decoração e o que você precisa saber antes de contratar.

Diferença entre decorar e reformar

Muita gente acha que decorar e reformar é a mesma coisa. Não é.
Quando elaboramos um projeto de reforma é normal que ele se complete com a decoração, absorvendo um projeto no outro. Porém, analisados em separado, são projetos distintos.

this-certificate-is-awarded-to

(Bernal projetos - Obra executada - Projeto de reforma apto Stiep)

Reforma envolve alteração do imóvel.
Qualquer que seja a alteração: substituição de pisos, abertura ou fechamentos de paredes, alteração nas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, rebaixamento de teto, etc. é considerado reforma e precisa de um projeto executivo detalhado e acompanhamento de um arquiteto habilitado.

De acordo com a Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.280:2015) toda obra de reforma que altere o imóvel deve ter o projeto aprovado pelo condomínio com apresentação da RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) pelo arquiteto responsável pelo projeto.

Fonte: http://www.caubr.gov.br/normadereformas/

Decoração não envolve obras ou substituição de revestimentos de acabamento.
A decoração caracteriza um ambiente, dando-lhe personalidade.
Pode ser a etapa final de uma reforma ou de uma construção nova ou pode ser contratada para dar estilo a um espaço existente que precisa de novo visual.

É o momento de escolher cores, texturas e padrões para o mobiliário, cortinas, tapetes, compor objetos novos com peças antigas (heranças de família e lembranças de viagens).

Vestir o ambiente, agregando peças e elementos criando impacto.
Aquele uau! que você quer ouvir quando recebe um amigo no seu ambiente novo, você pode conseguir com uma decoração bem planejada.

Importante criar ambientes lindos, equilibrados, harmoniosos, mas que sejam também aconchegantes, que tragam boas lembranças e bem-estar. Lembre-se, é você e sua família que vão desfrutar dele.

26

this-certificate-is-awarded-to--1-
(Bernal projetos - Obra executada - Projeto de decoração apto Horto)

Nesse projeto de decoração de um apto no Horto, a parede da cozinha foi valorizada com "azulejos" de adesivos e bancada de vidro pintado na cor vermelha, marcando a área de refeições rápidas.

A composição de cores e padrões, aplicada em apenas uma parede da cozinha, criou impacto, dando personalidade e provando que não é preciso gastar muito dinheiro para valorizar um ambiente com a decoração.

this-certificate-is-awarded-to--6-
(Bernal projetos - Obras executadas)

Na hora de decorar, você pode seguir um estilo estético: minimalista, industrial, contemporâneo, clássico, romântico, rústico, oriental... ou pode seguir seu estilo pessoal.
O projeto vai ajudar a conduzir sua decoração para o estilo que melhor reflita a sua personalidade. Tudo é permitido, desde que haja coerência. Cabe ao profissional, te ajudar a encontrar o equilíbrio.

estilo-1

Decorar é muito prazeroso! É como vestir um ambiente, mas você deve ter muito cuidado na hora de compor os itens. Muitos cometem o erro de colocar excesso de materiais, com muitas informações, não deixando nada se sobresair.

Se o excesso é um problema, uma decoração previsível e monótona também é. Uma decoração sem personalidade, sem resaltar aquilo que é único: seus gostos, hábitos e história de vida, também pode ser um erro.

Quando projetamos uma decoração temos em mente, qual é a finalidade do ambiente para escolher os materiais adequados para cada função, de acordo com o seu gosto e o seu orçamento.

24-1

this-certificate-is-awarded-to--7-
(Bernal projetos - Estudo em 3D para quarto do rapaz - apto Caminho das Árvores)

Esse projeto de decoração para o quarto do rapaz, envolveu o detalhamento da marcenaria sob medida, nova iluminação, desenho do painel estofado, definição de acabamento para as paredes e especificação para mobiliário, cortina e painel fotográfico.
54-1
(Bernal projetos - projeto de decoração residência Villas do Jacuípe)

O projeto de decoração pode ser bem detalhado, com desenho da marcenaria a ser executada, contendo informações como medidas e especificações de acabamentos.

O valor do nosso projeto de decoração é calculado por m² com preço variando conforme complexidade dos serviços.
O valor pode está também embutido no projeto de reforma, formando um pacote reforma + decoração. Mais econômico e vantajoso, pois mesmo durante a obra de reforma os itens da decoração já podem ser providenciados.

3-1
(Bernal projetos - Estudo para quarto do rapaz - apto Caminho das Árvores)

Outra forma de decorar é através da assessoria de decoração (Projeto de decoração simplificado).
Opção econômica de projeto simplificado para quem quer orientação de um profissional, mas não pode investir em um projeto completo no momento.

Na assessoria, que pode ser online ou presencial, você informa as medidas do seu ambiente, responde a um questionário informando seus gostos e necessidades e nos envia com fotos do local.

Após avaliação do que nos foi enviado, você receberá um orçamento personalizado do projeto necessário para a decoração do ambiente ou ambientes em questão. Na assessoria você receberá planta baixa decorada com a distribuição dos móveis, perspectiva artística com sugestões dos itens que vão compor sua decoração e memorial descritivo informando metragens e acabamentos.

Banner--1-

O valor da assessoria vai depender do ambiente, conforme tipo, metragem e itens a serem propostos.

Se você quiser posteriormente, agregar projetos complementares como detalhes para forro de gesso com especificação de luminárias e construtivo para marcenaria, será apresentado orçamento complementar para cada novo item solicitado.

Estudos-Fernando
(Bernal projetos - Estudo para apto studio - Residencial Mundo Plaza)

De forma simples e rápida, você terá as informações básicas necessárias para transformar seu ambiente em um lugar charmoso e aconchegante de acordo com o seu orçamento.

this-certificate-is-awarded-to--4-
(Bernal projetos - Obra executada - Projeto de decoração recepção consultório oftalmológico no Mundo Plaza)

Após concluirmos o projeto de reforma com acompanhamento de obra dessa clínica oftalmológica, partimos para a decoração dos ambientes.

Para a recepção era necessário compor um layout de fácil circulação, ambiente claro e bem iluminado.

Para os assentos, optamos por poltronas, mais confortáveis do que cadeiras. O estilo mais estreito, permitiu acomodar mais lugares na recepção, sem prejudicar a circulação.

As duas poltronas, mais largas e sem braços, agregam valor e criam um diferencial para o espaço da espera.

As paredes revestidas de papel de parede vinílico, imitando um tecido de linho, também de fácil manutenção, contribuem para a sensação de aconchego.

Por ser um ambiente fechado, as plantas suculentas e o bambu-mossô escolhidas são permanentes, de excelente qualidade, chegando bem próximo a aparência natural.

O porta revista, fixado na parede para ganhar espaço, foi desenhado e produzido sob medida em acrílico transparente.

this-certificate-is-awarded-to--2-
(Bernal projetos - Obra executada - Projeto de decoração hall social condomínio no bairro da Graça)

Prédio com mais de 20 anos, teve o seu hall social totalmente transformado com o projeto de decoração.

O painel de Drywall, instalado sobre a parede existente, apenas como elemento decorativo, esconde a iluminação em fitas LED nas laterais e valoriza o quadro (aproveitado da decoração antiga, com nova moldura).

As paredes receberam revestimento em papel discreto e elegante.

Os novos itens: iluminação, mobiliário, cortina, tapete, objetos e bambu-mossô permanente compõem a decoração contemporânea do novo hall social.

this-certificate-is-awarded-to--3-
(Bernal projetos - Obra executada - Projeto de decoração quarto casal - residência Piatã)

Ainda como exemplo de como um projeto de decoração pode transformar seu ambiente. Esse quarto de casal ganhou um estilo clássico e elegante com a substituição da cabeceira da cama por um modelo em capitonê estofado, papel de parede apenas na parede da cama, com as demais paredes em cor clara com tonalidade próxima ao papel, cortinas de linho e iluminação estilo hotel nas laterais da cama.

Para quem não quer ou não precisa investir em reforma, o projeto de decoração pode mudar o ambiente, apenas com a substituição das cores e padrões das paredes, mobiliário e dos componentes de decoração.

33

E então? cansado de ver sua casa do mesmo jeito há anos? Quer dá nova vida aquele ambiente sem graça? Quer transformar um quarto sem uso em escritório?
Existem soluções para cada situação. Está na hora de decorar!

-DSC01307-13
Espero que você tenha entendido um pouco sobre o projeto de decoração e de reforma.
Para esclarecer outras dúvidas ou se quiser solicitar um orçamento entre em contato. Teremos prazer em atende-lo.

Bernal Projetos | Maristela e Gilson Bernal
(71) 3372-8221 / (71) 99977-4307 / (71) 99609-1392
[email protected]
www.bernalprojetos.com.br

Conheça também nossa página nas redes sociais:

Face
Insta
pinterest-logo---Copia-5
90x32_black