Espelhos na decoração

Ideias de como usar o espelho na decoração.

Espelhos na decoração

Com a função de decorar ou "ampliar'', o espelho é destaque em qualquer ambiente.

Independente do seu estilo de decoração, seja ele clássico, contemporâneo, moderno ou rústico, o espelho se ajusta perfeitamente ao seu espaço.

Escolha cores (prata, fumê, bronze) e acabamentos (com ou sem moldura, bordas bisotadas ou polidas) de acordo com o seu estilo e crie ambientes fantásticos.

Além de contribuir com a sensação de amplitude para ambientes pequenos, trazendo mais clareza e luminosidade, pode ser também um potente complemento de decoração para pequenas ou grandes áreas, criando uma parede de destaque, por exemplo.

O uso não se restringe a grandes painéis para a sensação de ampliar. Pode-se brincar com várias formas e tamanhos, criando composições decorativas para as paredes, duplicando objetos ou refletindo uma janela ou porta com uma bonita paisagem. Pode ser usado também para camuflar vigas, pilares ou imperfeições da parede.

Antes de encomendar é bom verificar as medidas do elevador, no caso de espelhos inteiriços. Geralmente, acho mais seguro dividir o espelho em painéis. Outro cuidado é com recortes. Paredes que possuem tomadas e interruptores e que precisam ser transferidos, deixam o espelho mais fragilizado.

Além das paredes, o espelho fica ótimo aplicado em móveis e armários.

A seguir, alguns projetos nossos com espelhos.

Espelho para "ampliar":

Com apartamentos cada vez menores, o espelho é um ótimo recurso para criar uma sensação de amplitude.

Sala apto Costa Azul

A pequena sala do apartamento parece maior com o espelho aplicado na parede, "ampliando" a sala de jantar. Observe que em uma das laterais, a faixa de papel e a arandela completam a composição.

Sala apto Costa Azul

A composição do papel com o espelho, criou uma parede diferenciada, com um bonito painel para o espaço da sala destinado as refeições.

Tanto o espelho, como o papel de parede, receberam bite de poliestireno como acabamentos nas laterais.

Sala apto Buraquinho

A sala do apartamento na praia de Buraquinho, em Lauro de Freitas, parece maior com o uso do espelho e das cores claras das paredes e do mobiliário, criando um agradável ambiente minimalista.

Sala apto Buraquinho

O espelho segue na mesma altura da abertura para cozinha americana e parece duplicar o rasgo do balcão.

Sala apto Stiep

Outro apartamento pequeno que ficou visualmente mais confortável, com uso dos espelhos e decoração em tons neutros e claros.

Sala apto Stiep

O espelho sobre o armário / aparador, foi dividido em três faixas horizontais com acabamento bisotado. Observe que ele não reveste toda a parede. A ideia aqui é "vestir" a parede, compondo com a arandela e o papel da parede lateral. A sua dimensão, porém, ajuda na ilusão de ampliação do espaço.

Sala apto Horto Florestal

O amplo espelho cobre quase toda a parede da sala de estar desse apartamento.

Sala apto Horto Florestal

Dividido em três partes, porém com o espelho central bem maior, faz parecer uma peça única. Os encontros horizontais são bisotados e nas laterais, faixas de mini pastilhas de mármore e as arandelas modelo eclipse, completam a decoração da parede.

Espelho para decorar:

O espelho pode ser um excelente acessório na decoração e ajudar na composição de paredes diferenciadas.

Sala apto Horto Florestal

Em algumas situações, o espelho pode substituir uma obra de arte. Aqui toda a parede foi pensada como uma composição única: Painel madeirado, arandelas, parede marmorizada e nicho com fundo espelhado, transformaram a parede da sala de estar / jantar desse apartamento.

Sala apto Caminho das Árvores

O painel de espelhos, junto com a poltrona, aparador, objetos e obra de arte, compõem a parede de entrada do apartamento, dando boas-vindas aos visitantes.

Sala apto Pituba

Forma lúdica de usar os espelhos. Para decorar a parede da sala de jantar, entre as portas de entrada e da cozinha. A faixa de pintura na cor berinjela e espelhos redondos em diâmetros diferentes, marcam a posição da mesa de jantar.

Espelhos nos banheiros:

Que os espelhos são fundamentais nos banheiros e lavabos, nós já sabemos. Mas você pode sair da mesmice e criar um espelho impactante para o seu banheiro ou lavabo.

Banho casal apto Graça

A parede da pia costuma ser o destaque do banheiro, pensando nisso, a bancada de cubas duplas do banheiro do casal foi valorizada com um revestimento diferenciado. O porcelanato espelhado da Porcelanosa, reveste as faixas de parede horizontais sobre e sob o espelho, parecendo amplia-lo com seu brilho refletivo. O espelho, aplicado afastado da parede sobre um painel de MDF, parece flutuar. As fitas de LED embutidas completam a composição.

Banho crianças apto Buraquinho 

Para o banheiro das crianças, o espelho colado na parede, se estendeu além da bancada e vai até o teto, criando a sensação de um pé direito mais alto e uma parede mais longa. A "moldura" foi criada com faixas de porcelanato na cor azul, único elemento de cor na decoração.

banheiros-6

Lavabos: Residência Piatã / Apto Horto Florestal 

Nesses dois projetos foram usados o recurso do espelho flutuante com fita de LED embutida.

Banho casal apto Horto Florestal / Banho filha apto Caminho das Árvores

O espelho pode fazer parte da marcenaria no banheiro e cumpri dupla função. A marcenaria desses banheiros tem porta de correr com perfil de alumínio e espelho. O espaço lateral, foi aproveitado com um nicho com prateleiras de vidro e fundo espelhado. A porta deslizante, corre sobre o nicho, revelando um armário com bastante espaço para armazenamento, apesar da pouca profundidade.

Lavabo residência Piatã

Mesmo quando existe interferência da esquadria é possível usar o espelho. Aqui ele é bem discreto, deixando que os outros elementos como a bancada em mármore e os objetos de decoração se destaquem.

Lavabo piscina residência Piatã / Lavabo apto Jardim Armação

Mesmo em pequenas dimensões, o espelho pode se destacar.

A parede curva do lavabo da piscina, não permitiu um espelho no fundo da parede. Optamos por desenhar uma moldura sob medida e posicionar o espelho sobre a cuba de resina. Para completar, arandelas modernas foram instaladas na lateral.

O espelho veneziano é o destaque desse lavabo que manteve os revestimentos, bancada e louças originais, entreguem pela construtora.

Espelhos na marcenaria:

Quarto casal apto Horto Florestal / Quarto casal apto Jardim Armação

Os espelhos nas portas dos armários também ajudam na sensação de amplitude.

No caso do quarto do casal do apto no Horto Florestal, a porta deslizante de acesso ao closet, é toda espelhada.

No outro apartamento, no Jardim Armação, o armário dele tem portas espelhadas, que refletem o acesso ao closet, só dela.

Quarto rapaz apto Caminho das Árvores

As portas de correr espelhadas, quebram a monotonia do revestimento madeirado dos armários do quarto do rapaz.

Espelhos nos mobiliários:

Nem só as paredes e portas dos armários podem ser revestidas com o espelho. Veja ideias bacanas de peças do mobiliário revestidos com esse material.

Imagens Pinterest

Muito bacana é tirar partido dos espelhos como revestimentos para o mobiliário. Mesas de centro, aparadores, criado mudo...criam peças de grande impacto na decoração.

Para maiores informações sobre projetos de reforma ou construção, entre em contato. Teremos prazer em atende-lo(a).

Maristela e Gilson Bernal

Bernal

Bernal Projetos| Maristela e Gilson Bernal
(71) 3372-8221 / (71) 99977-4307 / (71) 99609-1392
[email protected]
www.bernalprojetos.com.br

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Facebook     Instagram     Pinterest    Homify