Estudo: Assim nasce um projeto.

O estudo é o primeiro contato do cliente com o projeto para sua construção, reforma ou ambientação.

Estudo: Assim nasce um projeto.

Planta humanizada, esboços em perspectivas, estudos de volumetria. Saíba a importância de apresentar uma proposta inicial de fácil entendimento para o cliente que vai construir ou reformar.

Nem sempre quem procura um profissional para elaborar seu projeto, sabe expressar claramente seu desejo, ou tem visão espacial para visualizar facilmente o que está sendo proposto em uma planta baixa técnica, em um corte ou em uma vista.

Daí a importância das entrevistas iniciais para a coleta de dados precisa, sobre as necessidades e sonhos das pessoas envolvidas, que vão fazer parte do ambiente ou construção a ser projetada.

É nessa fase que entra os estudos iniciais que precisam ser de fácil entendimento para que o cliente possa visualizar com clareza, o que está sendo proposto e, ainda no papel, solicitar mudanças e ajustes. Afinal, ninguém quer descobrir durante a obra que o projeto não era aquilo que se pensou...

Planta humanizada

A planta humanizada não precisa está cotada (com as medidas escritas), mas é importante que, tanto a planta como os móveis, estejam em escala, para que se possa ter ideias dos espaços preenchidos e áreas de circulação.

Estudo para área de lazer - Residência Paripe

Apesar de se tratar ainda de estudos iniciais, na planta humanizada é possível já apresentar sugestões de distribuição dos pisos, com opções de cores e formatos.

Perspectivas

Estudo sala de estar - Residência Alphaville.

Na planta humanizada, é possível perceber a distribuição e posicionamento dos móveis em planta, mas, é na perspectiva que se tem uma visão mais nítida da volumetria do mobiliário proposto e seu impacto no espaço.

[estudo-sala-1](https://youtu.be/z26goxJwu50

Estudo quarto - Apto Costa Azul
Estudo varanda - Apto Hemisphere 360

Também no estudo em perspectiva, fica fácil para o cliente entender o tipo de mobiliário sugerido, composição de armários, revestimentos e cores. Para facilitar mais ainda, é sempre bom anexar ao estudo, imagens de móveis e objetos como referências.

Estudo sala - Apto Hemisphere 360
Estudo para área de lazer - Residência Piatã

Com um briefing definido e estudos bem elaborados com sugestões de materiais, é possível fazer todos os ajustes necessários, antes de iniciar o processo dos desenhos técnicos, deixando o cliente seguro do que estar sendo proposto para o seu projeto.

Estudos em 3D

Estudo para academia em edifício residencial - Graça

Os estudos pode ser elaborados em 3D com ajuda de um programa específico (Revit, SketchUp, 3DSMAX, etc.) ou de forma artística, desenhada à mão. O importante é conseguir um bom entendimento por parte do cliente.

Estudo fachadas - Residência Alphaville.

Assim como nos projetos de ambientação para áreas internas, o estudo da volumetria do projeto de construção, ajuda em muito a compreensão do projeto pelo cliente. Aqui também, ele terá noção dos revestimentos sugeridos e fica fácil visualizar e fazer as alterações que melhor se ajuste às suas necessidades e gostos.

Projeto técnico

Projetos executivos.

Concluído a etapa dos estudos. Tudo entendido e aprovado. É hora de seguir para o desenvolvimento e detalhamento do projeto. Mas, isso é outro assunto.

Espero que você tenha entendido a importância do estudo inicial. É nessa fase que o seu projeto é concebido. Como um novo relacionamento, o estudo é a fase do namoro, do conhecer e do se apaixonar. Só assim você estará apto a amar o seu novo ambiente ou a sua nova construção.

Estudos e projetos simplificados funcionam muito bem também no formato online, onde o cliente envia as informações e medidas do local e nós desenvolvemos o projeto de forma remota com reuniões online. Você recebe seu projeto personalizado de forma rápida, segura e com custo reduzido. Ótimo custo-benefício.

Bernal Projetos - Maristela e Gilson Bernal

Para esclarecer dúvidas ou se quiser solicitar um orçamento entre em contato. Teremos prazer em atendê-lo.