Dúvida comum, muitos perguntam qual melhor opção para a bancada da cozinha. Mármore, granito, quartzo, corian, inox...Se natural ou industrializado, com cor uniforme ou de desenho marcante, com muito ou pouco movimento de veios. Com tantas opções, você pode ficar indeciso na hora de escolher o material da bancada para sua cozinha.

Em um primeiro momento você pode achar lindo um determinado material, mas é preciso ter um olhar para o conjunto da obra. As bancadas devem se harmonizar com os revestimentos escolhidos para o piso, as paredes e com os armários. Cuidado! Nem sempre aquela pedra que você achou maravilhosa é a melhor opção.

Fique atento também, para as particularidades de cada material, quanto a resistência à temperatura, impactos, absorção, facilidade de riscos e arranhões, porosidade, além da uniformidade.

Por último, e não menos importante é saber o quanto você está disposto a investir. Existem variações de custos para cada tipo de material, o que pode impactar no orçamento da sua obra.

A seguir, algumas considerações sobre cada material e o que é recomendável ou não para uso na cozinha.

Mármore

O mármore é composto principalmente por minerais de calcita, que são vulneráveis a substâncias ácidas, além de serem mais frágeis e de dureza menor do que os minerais constituintes dos granitos. Por conta disso, não são recomendáveis para o uso nas bancadas de pia de cozinha.

Há entre os mármores, apenas uma exceção, que é o mármore Arabescato.

M-rmore-arabescato

Em um ambiente com predominância da cor branca nos armários e na rodabanca revestida com azulejos de metrô, a bancada de mármore Arabescato se destaca com seus tons suaves de cinzas azulados.

M-rmore-arabescato--1-

A bancada em mármore Arabescato harmonizou muito bem com os outros materiais: Os tons frios e neutros do inox, os tons vibrantes dos adesivos com estampas coloridas inspirados em azulejos, e a bancada de refeições em vidro na cor vermelha.

Granito

O granito é composto essencialmente pelos minerais: quartzo, mica e feldspato. Caracteriza-se pela altíssima resistência mecânica e portanto, é apropriado para suportar grandes esforços mecânicos e tráfego. Possue alto grau de dureza e grande variedade de coloração.

Apesar de sua resistência, os granitos de coloração mais claras não são recomendáveis para o uso na cozinha, por ter alta absorção e estarem suscetíveis a manchas quando em contato prolongado com certos alimentos, líquidos e materiais de limpeza não apropriados. Para o uso desses granitos é necessário a aplicação de impermeabilizantes que criem uma película protetora, mas não são 100% garantidos.

Granitos escuros como os pretos São Gabriel, Absoluto, Indiano, Via Láctea, o Marrom e o Cinza Absolutos, entre outros, são ideais para o uso na cozinha e varanda gourmet.

Quanto à manutenção e cuidados com mármores e granitos, A empresa Incopedras, recomenda o uso apenas de impermeabilizantes e ceras apropriados para esses materiais, CIF e sabão neutro para a limpeza diária.

M-rmore-arabescato--2-

A cozinha em branco e preto, mantém uma decoração atemporal. A roda banca em pastilhas de vidro mescladas cria um link entre a bancada preta e os armários brancos.

M-rmore-arabescato--6-

Presente no espaço gourmet, o granito preto fica lindo também, em composição com revestimentos rústicos, inspirados no ladrilho hidráulico.

M-rmore-arabescato--7-

Outra cozinha clean em branco e preto. Aqui a rodabanca também é do mesmo granito usado na bancada.

M-rmore-arabescato--9-

Perfeito como custo X benefício. Um dos materiais mais em conta do mercado, o granito Verde Ubatuba é uma excelente opção para quem quer ter uma cozinha bonita, sem investir muito nas bancadas.

M-rmore-arabescato--10-

Para quem gosta de pedras com muito movimento, o granito Preto Indiano é uma boa opção. Deve ser usado com cuidado, em cozinhas neutras, onde só ele deve brilhar. Observe que nesse projeto, a bancada é o elemento principal. Os armários e revestimentos brancos com apenas uma discreta faixa decorada não se sobrepõem ao destaque da bancada.

M-rmore-arabescato--4-

Lindo, chic, o granito Preto Absoluto deixa a cozinha super elegante.
Aqui, foi usado também como painel para a coifa.

M-rmore-arabescato--5-

O granito Preto Absoluto fica lindo também quando divide atenções. Nesse caso, com a madeira dos armários e o azulejo metrô cinza da parede.

M-rmore-arabescato--8-

Para quem gosta de uniformidade na cor e quer fugir dos pretos, o granito Marrom Absoluto é perfeito!
Na varanda gourmet, ficou lindo com os armários madeirados e com a rodabanca de azulejos com cores e padrões delicados.

Banner-copa

Supernano

O Supernano é uma pedra industrializada. Sua composição conta com 95% de materiais naturais, como o pó de mármore branco e cristais de vidro. O que o torna muito mais denso, resistente e brilhante do que as pedras naturais.

Sua superfície sólida e cristalizada, 100% homogênea na cor branca, possui um brilho intenso e espelhado. Altamente versátil, pode ser usado em áreas internas ou externas.

Possui também uma alta durabilidade e uma elevada resistência contra impactos, riscos, manchas, produtos químicos, sujeiras, mofo e bactérias. O material pode ser recuperável com polimento.

M-rmore-arabescato--3-

O Supernano conferiu leveza e personalidade a essa cozinha em conceito aberto, voltada para a sala de jantar e estar.

Corian

Corian é uma superfície sólida composta de 1/3 de resina acrílica e 2/3 de minerais naturais. Onde o principal elemento é a bauxita, de onde se deriva o alumínio.
Com eles é possível produzir bancadas com emendas imperceptíveis, com cantos arredondados (100% higiênicos). O material não propaga chamas, é termoldável, agradável ao toque e é renovável.

Segundo a DuPont Brasil RFSinks, a principal característica do corian à frente de outros materiais, é ser nulo de porosidade, ou seja, não mancha. Além disso, é recuperável, os riscos e arranhões são facilmente removidos com polimento.

A DuPont alerta para a única restrição de uso, é para o revestimento de churrasqueiras. Já que a temperada estimada ultrapassa ao limite garantido pela Dupont, que é de 160 graus.

M-rmore-arabescato--12-

Com grande variedade de cores e padrões, hoje a DuPont disponibiliza 30 cores. Em 2019 serão disponibilizadas 60 cores aqui para o Brasil.

M-rmore-arabescato--13-

Uma das grandes vantagens do corian, é poder de modelagem do material. Além da cuba, é possível agregar valor e praticidade à sua bancada com acessórios como nichos para talheres, porta buchas e detergentes, escorredor de pratos e copos, além de uma tampa deslizante para esconder a cuba quando não estiver em uso, ampliando a área de superfície da bancada. Tudo isso moldado em um único material.

M-rmore-arabescato--14-

Outra vantagem do corian é permitir a produção de peças curvas, criando peças arrojadas e projetos diferenciados.

Banner

Quartzo

A Superfície de quartzo trata-se de um produto industrializado, composto basicamente por 93% de quartzo, e 7% de agentes aglutinantes (resina de poliéster) de alta performance.
Material não poroso, além de quartzo e resina de poliéster, a superfície de quartzo é produzida com demais propriedades, como-areia de quartzo, espelho e fragmentos de vidro, dando a superfície um efeito de brilho e movimento.

Possui alta resistência a impactos e ricos, alta resistência a ácidos e alcalinos e alta durabilidade.

Resistente e bonito, indicado para o uso na cozinha, permite um design moderno, combinando com estilos arrojados e ambientes sofisticados.

M-rmore-arabescato--15-

Com a tecnologia da impressão digital é possível reproduzir nos materiais industrializados a aparência dos materiais naturais, como o mármore. Com isso é possível ter em sua bancada de cozinha a beleza com resistência e durabilidade necessárias, impossível na pedra de mármore natural.

M-rmore-arabescato--16-

O alegre e descontraído, quartzo strellar permite criar ambientes coloridos. Fica lindo em cozinha em conceito aberto com uma pegada mais urbana e moderna.

Inox

Quando se pensa em bancada de cozinha em inox, vem à mente as bancadas padrões vendidas em home center e lojas de materiais de construção ou as bancadas utilizadas na indústria, hospitais e cozinhas industriais.

Entretanto, é possível encomendar em empresas especializadas, bancadas maravilhosas em inox, feitas sob medida para sua cozinha.

A durabilidade vai depender do aço utilizado na fabricação. Que deve apresentar grande resistência às mudanças de temperaturas e ser imune a corrosão. A facilidade na limpeza e higienização também são vantagens no uso da bancada inox.

A bancada inox, combinada com torneira, acessórios e eletrodomésticos fica perfeita para os amantes do estilo industrial.

M-rmore-arabescato--18-

Pode-se criar bancadas personalizadas com o aço inox, com cubas com tamanhos e profundidas diferenciadas, acrescentando ainda, acessórios como escorredores de copos, talheres e pratos, além de nichos para diversas utilidades. Tudo embutido na sua bancada.

Concreto

Opção despojada e barata, a bancada moldada em concreto fica perfeita nos estilos de cozinha rústica e industrial.

A peça pode ser moldada no local durante a obra, o que permite aproveitamento total do espaço, de acordo com sua necessidade.

Versátil, é possível moldagem para embutir cubas e equipamentos como o cooktop.

A aparência cimentícia combina bem com o aconchego da madeira e revestimentos coloridos.

Para manter a superfície protegida deve ser utilizado cera acrílica. Outra opção é aplicar uma camada de verniz de poliuretano, dando brilho acetinado e protegendo a superfície.

M-rmore-arabescato--19-

Bancada em concreto com rodabanca e piso em cimento queimado se harmonizam com os armários em madeira.

Agradecimentos aos parceiros

Incopedras, mármores e granitos.
R. Professor Leopoldo Campos Monteiro, nº 01 – São Caetano - Salvador/BA
CEP: 40.391-390
Tel: (71)3304-1136
www.incopedras.com.br

RFSinks, soluções em corian.
Av. Tancredo Neves, 2539 Edf. CEO Torre Nova York, Sala 401 - Salvador/BA
CEP: 41820-021
Tel: (71)3019-3027
www.rfsinks.com.br

Espero que tenha conseguido esclarecer suas dúvidas sobre qual material escolher para a bancada da sua cozinha.
Sempre que escolher um material, certifique-se com o fornecedor se é o mais apropriado para o local em que você vai usá-lo.
Se possível, contrate um projeto. A compra ou a substituição de uma bancada é um investimento considerável e requer obra, o que às vezes gera alguns transtornos. Portanto, esse investimento não deve provocar arrependimentos futuros. O profissional de arquitetura vai te orientar quanto ao que ficará mais harmônico com os demais elementos da cozinha, além de estudar o melhor aproveitamento e funcionalidade para sua bancada.

Post complementar
Veja também:
Banner-paredes-cozinha-1

-DSC01307-13

Para esclarecer dúvidas ou se quiser solicitar um orçamento entre em contato. Teremos prazer em atendê-lo.

Bernal Projetos | Maristela e Gilson Bernal
(71) 3372-8221 / (71) 99977-4307 / (71) 99609-1392
contato@bernalprojetos.com.br
www.bernalprojetos.com.br

Conheça também nossa página nas redes sociais:

Face
Insta
pinterest-logo---Copia-5
90x32_black