Iluminação

Iluminação

Tão importante quanto definir cores, revestimentos e mobiliário para o seu ambiente, é a escolha certa da iluminação.

Pendentes, embutidos, arandelas, plafons, fitas de LED ... Tipos de lâmpadas, cores frias, neutras ou quentes? Muitas são as opções e você deve ter cuidado na hora de compor a iluminação ideal, pensando sempre em associá-la à proposta da decoração, de acordo com a necessidade de cada ambiente e com o efeito que se quer alcançar.

Definir a iluminação junto com o projeto de reforma ou decoração é fundamental. Contar com a ajuda de um profissional e de um projeto com a distribuição de pontos, fica bem mais fácil e tranquilo relacionar quantidades de cada item, fazer um orçamento e escolher os tipos e modelos ideais.

Comece entendendo o significado de luz quente e luz fria, que nada tem  a ver com a temperatura e sim com a cor da iluminação no ambiente. No gráfico de temperatura de cor, em Kelvin, quanto mais alta a temperatura, mais branca é a cor da luz e quanto mais baixa, mais amarelada. A cor neutra (tom entre o branco e o amarelo) fica em 4.000k. A luz branca proporciona mais contraste e percepção de claro e a luz amarela oferece mais aconchego e conforto visual. O neutro pode funcionar bem em ambientes integrados como sala com cozinha em conceito aberto. Já foi lançado no mercado lâmpadas que podem mudar de cor, passando de quente a fria, apenas com um toque no interruptor.

Cuidado também no acionamento da iluminação. Os comandos (interruptores) devem ser separados para que você possa criar "efeitos" e não acender todas as luzes ao mesmo tempo. Em um só ambiente, você pode, com o controle da iluminação, criar cenário mais intimista para um jantar íntimo ou mais aconchegante para assistir TV ou relaxar lendo um livro ou um clima mais vibrante para uma recepção com amigos.

Nos quartos é muito importante prever interruptores paralelos, interligando o interruptor da entrada do quarto com outro, ao lado da cama. Assim você não precisa levantar-se para acender ou apagar a iluminação central.

Separei alguns dos Nossos projetos, com ideias de como compor a decoração, com os efeitos de iluminação.

Criando Cenários:

Sala - Projeto reforma apartamento Jaguaribe

Com opções de iluminação, criamos cenários diferentes para a sala desse apartamento. Para um momento mais intimista ou relaxante, pode-se optar por usar apenas a iluminação da sanca com uma fita de LED embutida ou acionar a arandela modelo eclipse, que decora a parede revestida de porcelanato amadeirado.

Para o jantar, o pendente de cristal ilumina a mesa e os pontos embutidos no forro sobre o balcão passador, complementando a iluminação.

Iluminação para assistir TV:

Sala - Reforma apartamento Cabula

Para maior conforto na hora de ver TV, o ideal para o seu cantinho de cinema é contar com uma iluminação suave, de apoio à iluminação geral. Pode ser pequenos pontos embutidos, posicionados no forro, ou uma fita iluminando uma sanca de gesso ou inserida no móvel da TV.

Iluminando balcões de apoio:

Sala jantar - Reforma apartamento Caminho das Árvores

Uma fita de LED embutida na marcenaria, ilumina a bancada de mármore do buffet da sala de jantar. Excelente opção de iluminação para a área de preparação de bebidas e suporte para os pratos durante o jantar.

O grande pendente redondo branco, ilumina a mesa de jantar para seis lugares de cantos arredondados.

Dividindo ambientes:

Sala - Reforma residência Piatã

A iluminação foi uma aliada para setorizar as atividades da sala, determinando o posicionamento do piano, do estar e do jantar. Observe que os três pontos embutidos no forro sobre o aparador, separam a área do jantar e do estar. A cor de luz amarela, deixa o ambiente mais aconchegante.

Iluminando caminhos:

Hall - Reforma residência Piatã

Balizadores são luminárias embutidas na parede próximos ao piso. Aqui, elas iluminam os pisos da escada. De LED, são ótimas para iluminar o caminho sem que haja necessidade de se acionar a iluminação geral do ambiente. Perfeitas para quem gosta de fazer uma visita na cozinha no meio da noite.

Varanda lateral - Reforma residência Piatã

Para a área externa, as luminárias de piso também são ótimas para iluminar o caminho, a vegetação no jardim ou destacar o revestimento de uma parede.

Entrada social - Projeto construção Villas do Jacuípe

A iluminação de baixo para cima, criou um efeito teatral para a parede de pedra, que ganhou um "banho de luz".

Nichos iluminados:

Sala jantar - Reforma apartamento Graça

Excelente opção de decoração, o nicho iluminado destaca objetos e cria um efeito bem bacana. Nesse projeto, ele marca um cantinho especial entre as salas de estar e jantar.

Sala - Reforma apartamento Jaguaribe

Os nichos de MDF revestidos com laca, ganharam iluminação embutida, própria para marcenaria.

Quarto casal - Reforma apartamento Caminho das Árvores

Iluminação delicada para os nichos na lateral da cama do casal. Um pendente com detalhes de madeira, equilibra a composição na outra extremidade.

Iluminação para trabalho:

Home office - Reforma apartamento Graça

Luz neutra ou fria é usada para ambientes que necessitam de concentração, como as áreas de estudo ou trabalho. Fitas de LED embutidas na marcenaria, permitem uma iluminação uniforme na bancada do home office.

Iluminação para quarto:

Quarto rapaz - Reforma quarto Caminho das Árvores

Para o quarto é sempre interessante ter uma iluminação geral mais uniforme e opção também de uma iluminação auxiliar para o aconchego e bem-estar. A luz amarela é ideal para esse ambiente, pois proporciona mais conforto. A ideia do rasgo no forro de gesso com fita de LED embutida, iluminando a parede da cama fica lindo! Além de um efeito decorativo, a luz suave cria uma atmosfera perfeita para o relaxamento.

Quarto casal - Reforma apartamento Jaguaribe

O interessante é compor a luz direta, que deve ser suave e uniforme com a luz indireta que proporciona o destaque de pontos específicos no ambiente, como uma parede revestida com um lindo papel atrás da cama ou um criado mudo na lateral.

Quarto hóspedes - Reforma apartamento Graça

Para os amantes da leitura, que não dispensam um livro antes de dormir, as arandelas articuladas nas laterais da cama são perfeitas. Diferente dos abajures, essa opção de luminária, deixam livres os tampos do criado e mesa nas laterais da cama.

Iluminando armários:

Closet - Reforma apartamento Morro do Gato

Perfeitas para iluminar os armários, o conjunto do trilho com spots, permite o direcionamento do foco de acordo com sua necessidade, além de ficar um charme!

Arandelas:

Lavabo - Reforma apartamento Barra

As arandelas podem criar efeitos surpreendentes! Destacam paredes e revestimentos. Além de iluminar, as peças são complementos da decoração.

Sala jantar - Reforma apartamento Barra
Sala - Reforma apartamento Horto Florestal

Iluminação para banheiros:

Banheiro social - Reforma apartamento Graça

O banheiro precisa de uma iluminação geral, uniforme e eficiente que abranja todo o espaço. Iluminação complementar para execução de tarefas é importante sobre a bancada da pia. E que tal um banho relaxante depois de um dia exaustivo? Uma iluminação suave dentro do box ajuda bastante. Assim como nos outros ambientes, os comandos dos interruptores devem ser independentes para cada tipo de iluminação: Geral, sobre bancada e box.

Iluminando espelhos:

Lavabo - Reforma residência Piatã

No lavabo, a iluminação pode ser mais decorativa, já que aqui o foco não é a rotina de higiene diária. Um efeito muito bacana é afastar o espelho da parede e iluminar com fita de LED por trás, criando a sensação de espelho flutuante.

Cozinha - Reforma residência Piatã

A iluminação da cozinha precisa ser eficiente. A luz fria é a ideal para esse ambiente, assim como em todos os ambientes que necessitem de atenção, como banheiros e área de serviço. Para essa ampla cozinha, utilizamos a iluminação geral com placas de LED e fita embutida no rasgo do forro, com fechamento em placa de acrílico leitoso, criando uma luz uniforme. Completando com fita de LED, iluminando toda a bancada de trabalho na área de lavagem e preparo dos alimentos. Pontos embutidos também iluminam a bancada sob a janela. Para finalizar, um pendente ilumina a mesa da copa.

Gostou? Conheça outros conteúdos no nosso blog e saiba mais do universo de reformas e construções.

A Bernal Projetos foi criada pelos arquitetos Maristela e Gilson Bernal. Visite nosso site com depoimentos de clientes e imagens do antes e depois de obras executadas.

Para saber mais ou solicitar visita e orçamento para projeto e obra, entre em contato.

Bernal Projetos| Maristela e Gilson Bernal
(71) 3372-8221 / (71) 99977-4307 / (71) 99609-1392
[email protected]
www.bernalprojetos.com.br

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Facebook     Instagram     Pinterest    Homify