Reforma apartamento_Relato de projeto

Reforma apartamento_Relato de projeto

Ampla reforma, definiu estilo e deu personalidade ao apartamento antigo no bairro da Graça.

O apartamento era usado e precisava de reformas. O prédio não era novo, mas o apartamento oferecia grandes possibilidades: Quartos e banheiros amplos, vista para o mar, bem ventilado, perto do trabalho do casal e comodidade de ter por perto, tudo o que a família necessita.

Após uma minuciosa entrevista para conhecer hábitos, gostos e necessidades da família, propomos um estudo ousado para reforma, inspirado no estilo industrial com cozinha em estilo aberto para sala e varanda integrada.

O resultado foi um projeto "limpo", descontraído, funcional, voltado para a convivência em família.

Reforma integra varanda, sala e cozinha 
Sala antes e depois

Antes, ao entrar no apartamento o olhar se voltava para o rack com uma TV, invertemos a posição e agora a primeira vista é para o sofá com a parede ao fundo, revestida de Brick de cerâmica, inspirado no tijolo aparente. A varanda já estava fechada com janelas de correr em alumínio e separada da sala por uma mureta de alvenaria. Eliminamos a mureta, integrando totalmente a varanda com a sala e substituímos as janelas de alumínio pelo sistema de cortinas de vidro.

Integração sala e varanda

Apesar de integrada, a área da varanda, foi ambientada de forma diferenciada, com poltronas e mesinha baixa, para apreciar a vista e curtir um bate-papo com os amigos. O forro de gesso mais baixo, se prolonga, formando uma sanca iluminada por fita de LED. Os materiais de revestimentos e iluminação escolhidos (porcelanato inspirado no cimento queimado, Brik inspirados nos tijolos aparentes, textura de cimento queimado e iluminação central com trilhos e pontos direcionáveis) remetem ao estilo industrial. Sobre o sofá, calha em MDF e laca preta, serve de apoio para os quadros.

Varanda antes e depois

Antes uma varanda fechada, agora um cantinho para relaxar e tomar uma bebida com os amigos, apreciando a vista. A parede de fundo, revestida com bambu natural, fez toda a diferença. O móvel desenhado sob medida, tem nichos para cervejeira, adega climatizada e armário com portas de laca preta para guardar utensílios de apoio para o bar.

Sala de jantar antes e depois

Antes separada da sala de jantar por uma parede, a cozinha agora faz parte da área social da casa. A mesa de jantar, cadeiras e buffet faziam parte da decoração antiga e foram aproveitados.

Sala de jantar antes e depois

A parede lateral, foi revestida com espelho bronze, dividido em três painéis com bisotes. Sobre a mesa de jantar, pendente em estilo industrial nas cores preto e cobre.

Sala antes e depois

Aqui estão todos os ambientes integrados: varanda, sala de estar, sala de jantar e cozinha.

Cozinha antes e depois

A cozinha era pequena e pouco funcional. Com a reforma, a porta de acesso à área de serviço foi deslocada para o canto esquerdo, criando mais espaço de parede para acomodar uma bancada no L, em granito Preto São Gabriel. Moderna, a nova cozinha ganhou cooktop, forno elétrico, coifa e lava louças, otimizando o preparo dos alimentos e deixando tudo mais organizado.

Cozinha antes e depois

A parede divisória com a sala foi eliminada, criando uma cozinha em conceito aberto. Uma ilha ampla, também em granito Preto São Gabriel, foi construída no meio do vão, com armário de um lado e o espaço para sentar-se no outro. Ideal para refeições rápidas. Sobre a ilha, três pendentes aramados com acabamento inspirado em cobre.

Cozinha em conceito aberto

Os armários são de MDF amadeirado, do mesmo material usado na fabricação do rack da sala e do móvel bar da varanda, criando uma unidade, deixando a cozinha mais sofisticada. Puxadores estilo concha em cobre, aplicados nas portas e gavetas amadeiradas e puxadores quadrados do mesmo material, colados sobre portas de vidro refletivo em bronze, combinam com o filtro / torneira da Deca, no acabamento Red Gold. Fita de LED embutida nos armários superiores, ilumina toda a bancada. Apenas os trechos de paredes sobre as bandadas e cooktop, foram revestidas com Brink de cerâmica esmaltada com acabamento rústico. Mais um revestimento inspirado no estilo industrial.

Lavabo antes e depois

O lavabo ganhou sofisticação com bancada em mármore exótico, cuba de vidro em cobre, torneiras e acessórios em Red Gold, espelho flutuante, acompanhando o ângulo da parede, iluminação LED embutida, paredes revestidas com filetes de vidro e papel de parede. Um luxo!

Corredor antes e depois

Seguindo para a área íntima do apartamento, o corredor recebeu uma porta para maior privacidade dos quartos. O piso anterior foi substituído pelo mesmo porcelanato usado na sala, cozinha e quartos. O antigo armário branco camuflado, embutido na parede, foi transformado em um móvel multiuso em MDF branco com nicho central amadeirado.

Corredor reformado

O novo roupeiro, tem portas e gavetas na parte inferior e portas de alumínio e vidro pintadas de branco na parte superior. O nicho tem iluminação central embutida, própria para movelaria, dando destaque aos objetos de decoração.

Escritório antes e depois

Antes era o quarto da filha, agora escritório, com sofá-cama para acomodar hóspedes. O armário embutido com portas de espelho, era do antigo quarto de casal e foi adaptado para encaixar-se nesse canto. O piso de Taboado foi lixado e recuperado nos três quartos.

Escritório antes e depois

Na parede do sofá-cama, foi aplicada textura de cimento queimado com acabamento fosco. Prateleiras em MDF branco com nichos amadeirados completam o conjunto.

Escritório reformado

Em frente ao sofá-cama, fica a bancada de trabalho. Tampo e prateleiras em MDF branco, tem gavetas e porta basculante superior em MDF amadeirado, sem puxadores, com acionamento por fecho magnético. Fita LED embutida no armário, ilumina a área de trabalho.

Banheiro social antes e depois

O posicionamento das peças não foi alterado, mas todos os revestimentos e acabamentos foram substituídos, do piso ao teto.

Banheiro social reformado

O armário superior tem uma porta espelhada deslizante, ocultando um armário amplo para guardar todo o tipo de produtos de higiene. O nicho com prateleiras iluminadas é para decoração e perfumaria.

Banheiro social reformado

Bancada com cuba esculpida em mármore sintético. Detalhe da parede em mosaico de mármore.

Quarto do casal antes e depois

O quarto grande (vantagem dos apartamentos antigos), permitiu a criação de uma área para o Closet, eliminando o armário convencional do quarto (o armário existente foi reformado e aproveitado no escritório e no quarto de serviço). Entrando no quarto, se ver as portas de correr espelhadas, de acesso ao Closet.

Quarto do casal antes e depois

Onde ficava o armário, agora fica a cama, com cabeceira formada por painel estofado e parede revestida com papel de parede. Um rasgo no forro de gesso sobre a cama, com fita de LED embutida, ilumina a parede.

Quarto de casal antes e depois

Em frente à cama, móvel aparador com portas de correr, nicho suspenso e painel para TV. No cantinho, cadeira para leitura e para apreciar a vista do mar.

Banheiro do casal antes e depois

Assim como o banheiro social, o banheiro da suíte foi todo reformado. Bancada em granito Marrom Absoluto com cuba esculpida, armários superiores com portas de correr espelhadas e armários em MDF amadeirado, criam um link com os móveis do quarto do casal.

Banheiro do casal antes e depois

A banheira existente foi eliminada, dando lugar ao box, com piso e parede de fundo, revestidos em porcelanato amadeirado.

Quarto da filha antes e depois

O quarto antes multiuso, foi destinado agora para a filha do casal. Com móveis desenhados sob medida, em MDF branco com detalhes em laca verde água, o quarto ficou suave e aconchegante. Bem setorizado, foi deixado espaço para brincar em frente à cama. Os armários sob a janela, têm prolongamento para uma bancada de estudo com tampo iluminado. Em frente à cama, uma parede de Drywall, revestida com papel de parede branco e dourado, foi construída para embutir os nichos para brinquedos e servir de painel para TV.

Quarto da filha antes e depois

O velho armário foi substituído por um novo, com portas de vidro pintada de branco (ótimo para ser usado como painel de recados e desenhos, usando canetas piloto apropriadas para quadro branco) e espelho. A parede da cama tem cabeceira estofada e papel de parede branco e dourado. A arandela de modelo Eclipse, de iluminação indireta, pode ser deixada acessa durante a noite, sem incomodar.

Hall social reformado

Para finalizar, o hall social de acesso ao apartamento, também recebeu atenção. As paredes foram revestidas de papel de parede. De um lado, recebeu espelho com laterais revestidas com cerâmica 3D e do outro, aparador em Silestone Azul Stellar. Quadro e estatueta faziam parte da decoração antiga da sala e foram aproveitados para a decoração do hall.

Pronto! Ufa! Esse relato foi bem extenso, mas valeu à pena contar essa história. Adoramos fazer essa reforma e conhecer essa família linda!

Conheça outros conteúdos no nosso blog e saiba mais do universo de reformas e construções.

A Bernal Projetos foi criada pelos arquitetos Maristela e Gilson Bernal. Visite nosso site com depoimentos de clientes e imagens do antes e depois de obras executadas.

Para saber mais ou solicitar visita e orçamento para projeto e obra, entre em contato.

Bernal Projetos| Maristela e Gilson Bernal
(71) 3372-8221 / (71) 99977-4307 / (71) 99609-1392
[email protected]
www.bernalprojetos.com.br

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Facebook     Instagram     Pinterest    Homify