Na reforma do novo apê de 4 quartos no Jardim Armação, um dos quartos virou um closet só para ela. Espaço para tudo, com direito a penteadeira com tudo à mão.
Como não amar esse closet?!

Conheça a história desse projeto e veja também as dicas para manter seu closet ou seu armário de quarto sempre arrumado e funcional.

Design-sem-nome
Bernal Projetos - closet apt Jardim armação

Logo na entrada do closet, separado da suíte máster por um painel de correr, fica a penteadeira.

Feita sob medida, assim como os demais armários em MDF branco, tem gavetas com larguras e alturas diferenciadas para os itens de maquiagem.

A cadeira em couro sola é imprescindível também na hora de calçar os sapatos.

A parede nesse trecho foi revestida de papel de parede vinílico. Ali foi fixado ganchos para colares.

Design-sem-nome--1-
Bernal Projetos - closet apt Jardim armação

Sapato: O elemento mais amado do closet feminino, precisa ficar visível e de fácil acesso. No móvel sob a janela as prateleiras são deslizantes, facilitando o acesso aos pares que estão na parte de trás.

Closet

A Personal Organizer Patrícia Justa ensina que para otimizar os espaços nas prateleiras, o ideal é acomodar os pares dos sapatos com pés invertidos.

Os gavetões servem para guardar bolsas. Observe que a cortina painel tem o mesmo padrão do papel de parede aplicado na parede da penteadeira.

Design-sem-nome--2-

Grande aliada na organização do closet, as caixas podem guardar de tudo. Forma prática de organizar esmaltes, escovas, lenços e o que mais você queira guardar...

Design-sem-nome--4-

O interessante da caixa organizadora é que além de prática, ela pode ser elemento na composição da decoração. As forradas com tecidos ficam lindas e podem formar conjuntos com variações de tamanhos, divisões internas e composê de tecidos.

Outra opção interessante são as caixas transparentes para guardar aqueles sapatos especiais.

Design-sem-nome--3-
Bernal projetos - closet apto Jardim Armação

Quando se projeta um closet é muito importante saber com exatidão todas as necessidades do cliente.

É importante avaliar se a preferência maior é por roupas dobradas ou em cabides para se determinar a quantidade de prateleiras e cabideiros necessários, criando assim um projeto personalizado.

Perceba que no armário de canto, optamos por usar cabideiros em dois níveis e não prateleiras, porque se aproveita o canto de acesso mais difícil para as roupas de pouco uso e ainda assim, deslizando os cabides, são fáceis de retirar.

Nesse projeto foi usado o cabideiro de alumínio, mas existem outras variações. Uma opção bem bacana, para quem não vai usar o maleiro e quer deixar um espaço maior sob as roupas é usar o cabideiro articulado. As roupas ficam altas e para ter acesso é só puxar o bastão e o cabideiro desce.

"Existe no mercado uma variedade grande de cabides. Melhora muito o visual se os cabides forem iguais, com tamanhos adequados e de boa qualidade. Você deve usar uma roupa em cada cabide, agrupando por ordem de cor, com os ganchos voltados para dentro a fim de facilitar o manuseio." Ensina Patrícia.

Design-sem-nome--8-

As gavetas são essenciais na organização do closet. Ao projeta-las deve-se ter atenção para a finalidade: Há diferença na altura para a gaveta de camisetas e a de peças íntimas, por exemplo.

Para peças íntimas você pode usar gaveta rasa com altura mínima de 11cm, colocar divisões internas ou optar pelos práticos organizadores comprados prontos.

Patrícia explica que as gavetas para camisas organizadas em forma de arquivo (na vertical) precisam ter uma profundidade de 16cm.

Se você tem espaço, prefira as gavetas mais largas, pois organizam melhor as pilhas de roupas lado a lado.

Para o closet sem portas, optamos por colocar puxadores nas gavetas, conferindo mais elegância ao ambiente.

Design-sem-nome--6-
Bernal Projetos - closet apto Jardim Armação

A penteadeira, além de linda, tem que ser funcional. Nela você pode guardar sua maquiagem, bijuterias, secador de cabelo e o que mais você precisar. Tudo à mão, bem organizado e bem visível.

Aqui desenhamos a peça com tampo de vidro transparente para se ver os itens guardados nas gavetas.

Internamente, as gavetas têm divisões de acrílico, feitas sob medidas para auxiliar na organização e facilitar na hora de escolher a maquiagem e a bijuteria.

Tomadas também devem ser previstas próximas da penteadeira. Lembre-se que ali você vai precisar usar seu secador, modelador, chapinha e o que mais precise de energia.

Design-sem-nome--5-
Bernal Projetos - closet apto Jardim Armação

A iluminação também é muito importante.
De acordo com Mila Peixoto, arquiteta e professora de iluminação na Casa 500,
"Ideal no closet é a iluminação geral, contínua e difusa, para que ilumine todas as peças com uniformidade e sem causar locais de sombra.
Iluminação de prateleiras também devem ser feitas através de lâmpadas e luminárias que gerem o efeito difuso e contínuo, posicionadas de forma a evitar o efeito de ofuscamento. A temperatura de cor ideal é entre 4000 e 5000 k, uma luz neutra que não irá interferir nas cores das peças expostas.
Iluminação de penteadeira precisa garantir que o rosto receba a luz com uniformidade, por isso o ideal é adotar uma iluminação difusa e contínua, e observar o posicionamento desta fonte de luz, evitando assim o sombreamento do rosto. A temperatura de cor mais neutra deve ser adotada nesta iluminação.”

Os espelhos de aumento também ajudam muito na hora da maquiagem. Você pode optar pelo simples de mesa, com iluminação embutida ou ainda o articulado que pode ser fixado na parede ou lateral do armário, deixando sua bancada livre.

Design-sem-nome--7-

Mesmo que você não dispunha de um quarto para transformar em closet, essas dicas também se aplicam ao armário do quarto, que mesmo com pouco espaço pode ser organizado e funcional, facilitando sua vida.

Para concluir, algumas peças coringas: Cabide com nichos para bijuterias e cabide com nichos para guardar bolsas: Para quem não tem espaço é uma boa opção. Argolas para cabideiro, próprias para bolsas: Excelentes para deixar as bolsas esticadas.

Outra peça valiosa é o cabideiro de piso. Ideal para deixar as roupas usadas que você ainda vai vestir, dobradas e organizadas, separadas das roupas limpas do armário.

Uma dica, sugerida por Patrícia Justa, é utilizar os sacos à vácuo para guardar as roupas de frio. Assim você diminue o volume das roupas de pouco uso, deixando mais área livre nos armários.

-DSC01307-12

Para esclarecer outras dúvidas ou se quiser solicitar uma visita entre em contato. Teremos prazer em atende-lo.

Bernal Projetos| Maristela e Gilson Bernal
(71) 3372-8221 / (71) 99977-4307 / (71) 99609-1392
contato@bernalprojetos.com.br
www.bernalprojetos.com.br

Conheça também nossa página nas redes sociais:

Face
Insta
pinterest-logo---Copia-5
90x32_black

Agradecimentos:
Mila Peixoto, arquiteta e professora de iluminação na Casa500
www.casa500.com.br
Tel (71) 3334-3167

Patrícia Justa, arquiteta e personal organizer
https://arquitetando-por-ai.blogspot.com.br
Tel (71) 98787-1774